quarta-feira, 24 de outubro de 2007

"Viajei" na "Estética do Frio"


Ontem fui ao show do Vitor Ramil e Marcos Suzano.
Que coisa bem boa!
Primeiro porque fazia milênios que eu não saía de casa para fazer esse tipo de coisa.
Segundo, porque valeu a pena.
Adoro o Vitor. Pode ser tolo, pretensioso, mas é como se me sentisse representada pelo que ele compõe.
Ele diz através da arte o que somos, sentimos e vivemos aqui no sul do país. Não sei bem porque, mas parece que não há muito espaço para a gente daqui se expressar culturalmente, enquanto uma face a mais do Brasil.
Sem paranóia, mas parece que somos a parte bizarra do "país tropical", como se o extremo sul do país fosse uma espécie de Islândia (fria e distante, meio ficcional). Enfim...
Não falo isso com sentimentos persecutórios, porque adoro ser brasileira, apesar de todos tropeços, solavancos, quedas e o que mais for.
Já disse em post anterior que adoro a diversidade brasileira.
Confesso que me irritam profundamente uns papos separatistas que quando em vez surgem por aqui.
A Revolução Farroupilha (separatista) teve sua importância no momento histórico em que aconteceu, mas o momento é outro.
Não quero ser de outro país. Quero continuar sendo brasileira e gaúcha.
Caso acontecesse tal separatismo, acho que passaria para o lado de lá do mapa, muito triste, mas passaria.
Bem, já divaguei, me perdi (como de costume), mas o queria queria mesmo era falar do CD de Vitor Ramil e Marcos Suzano. Estou ouvindo neste momento, aliás, vai furar. Desde ontem não paro de ouvir.
A participação do Marcos deu outra batida, que não tinha ouvido em músicas do Vitor. As composições de Vítor somaram profundidade à batida de marcos. Experiência legal.
Bacana essa combinação de músicos de lugares diferentes e identificados com seus lugares de origem. O que sai disso é muito peculiar e universal, bacana mesmo.
Buenas, encomendei pela internet o livro Estética do Frio, de Vitor. É algo que sempre pensei...o que nos diferencia do restante do país?
Depois de ler, comento aqui, com certeza devo viajar nessa leitura.

Viajei - Vitor Ramil (fragmentos)

Viajei
Ligado num segundo
No seguinte, desliguei
Do que eu ia dizer

Divaguei
Devagarinho, evoluindo
Num carinho teu
Perdido a me perder
...
Já não sei
Do tanto que eu diria
O quanto que me dispersei
Não quero nem pensar
...
Mar adentro, noite afora
Agora, amor
É hora de ficar
Nessa vida à toa
Sem sentido a proa

As ondas de carinho
Levaram as palavras
Mas eu sigo indo
As ondas são caminhos

Viajei, viajei
Viajei, Viajei

Nenhum comentário: