domingo, 27 de junho de 2010

Bicicletas e Casamento ou Greta e Ingrid


Ao contrário do que parece, faz sentido a frase "não sei se caso ou compro uma bicicleta"
De novo as bicicletas, eu sei, já é fixação
Essa admiração por bicicleta não é coisa só minha
O grupo vocal Boca Livre, por exemplo, gravou o álbum Bicicleta em1980
A canção título não tem letra, é muito gostosa, alegre como pedalar em rua plana
Depois da paixão pela bicicleta vermelha, o objeto de admiração passou a ser a preta
Algo retrô, aquelas com uma espécie de farol na frente, paralamas grossos, cestinha de palha, para carregar objetos e claro, pintura brilhosa, muito brilhosa
Como mudei o foco da minha admiração para essa?
Filmes, dos antigos, em preto e branco
Antigamente a tv exibia muitos filmes desses e vi um bocado deles
Por causa deles algumas das minhas referências são antiquadas
Por exemplo, a moda de Hollywood dos anos 30 e 40, adoro
Mulheres lindas com seus cabelos arrumadinhos, saias vaporosas, sapatos elegantes
Filmes, muitos filmes
Ficaram no meu imaginário imagens dessas décadas, em que eu sequer era nascida
Aquelas missionárias inglesas do início do século vinte, em missões religiosas pela Ásia e Africa
Achava aquilo maravilhoso
Além de serem mulheres aventurando longe de seus mundinhos, não eram casadas e viviam pelo que acreditavam
Elas eram meus ídolos, ideologias religiosas à parte
Minhas favoritas eram Ingrid Bergman, Greta Garbo, Anne Bancroft e Carmen Miranda, mas essa já é de outro departamento
Minhas heroínas eram do tipo sério, melancólicas, algumas paradonas e problemáticas
Em A Morada da Sexta Felicidade, Ingrid Berman encarna uma obstinada empregada doméstica inglesa que na década de 30 quer ser missionária na China.
Nem a Igreja acreditava nela, não a aprovava para a missão
Ela não só vai, salva um monte de criancinhas dos invasores japoneses, como também ganha o mocinho, um oficial do exército chinês
Esse filme me foi extremamente comovente na juventude. Soube a bem pouco tempo que é baseado numa história real
Queria fazer coisas heróicas como ela

Em Sete Mulheres, Anne Bacroft interpreta uma médica que em 1930 também vai para a China, trabalhar numa missão religiosa americana, prestes a ser invadida por mongóis. Ela difere das mulheres da missão, é independente, liberal, espirituosa, desbocada. Com a invasão mongol concretizada, ela se oferece em sacrifício a eles, para salvar as companheiras de missão
Vi esse filme ainda menina, lembro dele até hoje. É de 1966

Greta Garbo, meu Deus, que mulher maravilhosa ! Ela interpretou a Dama das Camélias, filme de 1936. A história se passa na França no século XIX. Por ser uma cortesã, ela abdica de seu amado para não prejudicar a reputação e o futuro dele

O que há em comum entre elas? São lindas, melancólicas, sofredoras, não cabem nos modelos de suas sociedades e algumas não terminaram bem
Nada de heroínas fogosas e sensuais, como a belíssima Rita Hayworth em Gilda
Nada disso, esse não era meu tipo
As minhas heroínas eram as mulheres que eu queria ser
Como se previsse ou quisesse viver aventuras sem final feliz
Melancólicas como eu, podia entendê-las e por isso me despertavam vontade de protegê-las
...estar perto, conviver, amparar, abraçar, desejar
Ops, aqui se dá a transição entre " a mulher que eu queria SER e a mulher que eu queria TER"
Tento lembrar das primeiras vezes que senti desejo por figuras femininas e me vem essas musas do cinema antigo
Aí começou para mim a relação entre bicicletas e casamento, casamento gay, é claro
Casamento dos outros, porque os meus vivo na telinha ou telona e me basta !
Sinto hoje que o melhor amor é o não vivido
Ou aquele que dá para ser desligado pelo controle remoto

Um comentário:

Sound of Music disse...

Viajei nesse texto memorável, relembrando em detalhes que também admiro os filmes antigos. Sou cinéfila de carteirinha e estou sempre atualizando os que por algum motivo, não consegui ver no cinema...As mulheres que você citou , além de grandes atrizes, eram charmosas, ótimas intépretes e nos deixavam felizes com seus filmes...
Aproveito amiga para lembrá-la de ver um filme atual..A single Man...Fantástico!!
Bjocas.Saudades.