terça-feira, 26 de junho de 2007

Mulheres


Escrevi para algumas amigas contando que comecei a postar num blog.
Algumas delas estiveram aqui e até deixaram comentários. Só não sei se por educação ou por afeto (rindo muito).
Uma amiga de muito tempo, desde a adolescência, respondeu que admirava minha coragem de compartilhar meu escritos.
Fiquei pensando no que ela disse. Não sei se se referiu ao fato de que até este momento aqui estava dito, senão com todas as letras, ao menos com muitas delas, sobre minha natureza feminina amar outras mulheres. Não sei se foi nisso que ela viu um ato de coragem. Ou se foi mesmo no fato de mostrar o que escrevo.
Bem..., na verdade não tenho pretensão de fazer literatura. Adoraria ter lastro para isso, mas não é para mim.
O que me fez começar a postar aqui é a necessidade de não deixar meus pensamentos diluírem.
Mais do que tudo isso, estava transbordando.
Falar o que penso e sinto passou a ser uma necessidade de saúde mental. Isto aqui está virando quase um ato terapêutico.
Faz poucos dias que falei com outra amiga, mais recente, não menos querida, que disse escrever contos. Prometeu que algum dia mandará para eu ler. Pelo que entendi, tais contos são muito guardados. Como ela é uma pessoa que considero culta, inteligente, sensível e já trabalha na área das letras, deve escrever bem. Acho que agora inflei de todo a bola dela.
Queria questionar isso, esse medo que todos temos da crítica. Será isso, será timidez?
Talvez por medo de ser criticada, fiquei tanto tempo presa, pensando sozinha e pensando muita besteira sobre mim. E o pior de tudo, me reprimindo, amordaçando, me tratando mal. Não falo apenas no ato de não me permitir escrever, mas principlamente não me permitir amar do jeito que amo. Isso é algo que só diz respeito a mim e a quem estiver comigo. Não tenho obrigação de divulgar nem de esconder, a escolha é minha. Passei a maior parte da vida escondendo de mim, com medo dos outros. Desses não posso esperar aceitação, entendimento, já que são tantos anos de (pré)conceitos estratificados quanto a como os outros devem amar e deixar de amar.Também serão muitíssimos outros anos para mudar. Já começou, mas é lento.
Buscar respeito começa por mim e em mim.
Vejo agora que minha amiga citada no começo tinha certa razão, dentro do meu mundinho, precisei coragem sim.
Neste exato instante algo maravilhoso aconteceu. Enquanto escrevia, recebi e-mail de outra amiga, também da adolescência, da mesma turma dessa que mencionei. Agora ela mora em Barcelona e nossos contatos são escassos. Ah se eu pudesse transcrever o e-mail....não resisto a passar ao menos o espírito dele: "tantos anos fechada e agora virastes um livro aberto". Também brincou pedindo o telefone da minha terapeuta, pois o trabalho dela deve ser excelente. Gostou muito do que leu aqui. Quase morri de rir, inclusive com os olhos e com o coração, riso total.
Se neste momento não tenho uma namorada e que ainda cozinhe bem, ao menos minha vida está cheia de mulheres que amo. Desde muito tempo a presença delas, seja perto, seja muito longe, seja online, deixa minha alma quentinha e aconchegada. Obrigada a vocês todas.
Ah, mas se pintar uma paixão.............

5 comentários:

Unknown disse...

Minha Mimosinha!
Que alegria poder fazer parte de seu "diário". Só vi hoje seu email. Apesar de vc não acreditar, te amo muito e sinto muita saudade daquele abraço de urso!!!

Sempre... Luna®

Anônimo disse...

Olá,
Muito bom tudo isso aqui, viu!!
Adorei.
Obrigada por me deixar fazer parte da sua vida mesmo estando longe, tá!
Parabéns pela pessoa linda que você é.
Super beijo
Gaya

Unknown disse...

Parabéns amiga... siga colocando seus dons a disposição de quem aprecia vc e sua arte.
Estarei por aqui conferindo e fazendo referências ao seu "toque especial" no estoque de pensamentos e sentimentos que vc sempre preferiu guardar.
Abração! Nete

Anônimo disse...

Olha só, que gracinha!!
Vais receber contos, poesias principalmente viu...pode aguardar!..rss

Bjo enorme menininha que gosto tanto!!
Se cuida viu!

Anônimo disse...

Agora que sou frequentadora assídua, será que tenho o direito de reclamar mais posts? Bom, tendo ou não.. já registro meu pedido. É muito bom te ler então, volte logo.

Beijão