quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O pensamento voa.

Hoje não fui trabalhar, enforquei a manhã.
Claro que terei de compensar outro dia.
Não foi por motivo fútil, foi por indisposição estomacal.
Ando até numa fase bem "caxias" no trabalho.
Passeei pela internet, chequei meu correio eletrônico.
Coisas que raramente faço pela manhã.
Li e-mails com aquelas coisas "altruístas" de sempre.
Nada contra, melhor altruísmo que agressividade ou outros negativismos.
Na verdade, acho que fiquei preguiçosa para lê-los.
Talvez por pura pretensão, achando que já sou "boa" o suficiente.
Na verdade, talvez a forma é que não me sensibilize.
Prefiro aprender a "ser boa" através de outros veículos, música, por exemplo.
Por falar nisso, encomendei alguns CDs da gravadora Biscoito Fino.
Recomendo para quem gosta de música de qualidade, sobretudo a brasileira.
Lá encontra-se a fina flor da MPB.
A que não é fácil encontrar em qualquer loja, porque não é meramente comercial.
Ao menos não é fácil encontrar onde vivo, no sul do Rio Grande do Sul.
Estou quase caindo do mapa.
Mais perto do Uruguai que da maior parte do Brasil.
Acho que faço a borda do Brasil, o arremate da costura, mas ainda assim, fazendo parte do traje.
Nem um pouco menos brasileira.
Apenas brasileira com influências cucaracias, o que gosto muito.
Adoro minha latinidade.
Um pensamento puxa outro.
Lembrei da música de Lupicínio (Rodrigues):
"O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar".
Lembrei dos acontecimentos recentes no país, o PAN do Rio e o desastre aéreo.
Quando algum brasileiro ganhava alguma medalha, a torcida cantava: "sou brasileiro com muito orgulho".
Um familiar de alguém que morreu no acidente aéreo fez referência a essa frase numa entrevista, dizia "sou brasileira sem muito orgulho".
Compreensível toda a dor dessa pessoa. Totalmente compreensível.
Mas fiquei pensando em algo que sempre acreditei.
O país não é essa legião de pessoas mal intencionadas, corruptas, desrespeitosas conosco.
O país somos justamente nós, do Oiapoque ao Chuí, que ralamos, brincamos, amamos, pisamos na bola, construímos nossa cultura.
Apesar da bandalheira oficial, sou brasileira com muito orgulho sim.
Não sou o que eles são.
Acho que há que ser travada uma luta para reavermos nosso país para nós (redundância proposital).
Isso sim !!
O que é um país?
- Área física. A nossa é maravilhosa.
- População e suas manifestações culturais. A nossa é variadíssima, influências do mundo todo. Fomos "construídos" por gente de todas as partes do mundo.
Acho que por isso é tão bom. Somos a mistura de tudo, do bom e do ruim.
Lembrei de outra coisa. Quando estrangeiros criticam nossas mazelas, nossos deslizes, deveriam enxergar-se nisso, já que a presença dos países de tantos deles está em nossa formação.
Acredito que não exista nada melhor que a diversidade e saber conviver com ela , com respeito.
Ihhhhhhhhhhh, baixou um santo ufanista.
Nem era isso que queria falar, mas o velho Lupi tinha razão, a gente voa quando começa a pensar.
Será que vou lembrar o que vim aqui dizer e não disse?
Se lembrar, volto a postar.

Nenhum comentário: